#27 23/11/2020 news

YouTube apresenta anúncio em áudio

Chega mais uma novidade para anunciantes. Dessa vez, a plataforma de vídeos oferece pela primeira vez a possibilidade de anúncios em áudio. O foco é aumentar o alcance dos anúncios e gerar resultados positivos para pessoas que utilizam a rede social como streaming de música.

De acordo com YouTube, mais de 50% dos usuários logados na plataforma consomem conteúdo musical. O lançamento, atualmente, está em fase beta, e tem também como objetivo ajudar marcas a aumentarem o seu reconhecimento entre os usuários.

Usando os lineups musicais dinâmicos e uma peça de plano de fundo, o anunciante poderá atrair usuários com os mais variados gostos musicais.

A novidade chega para somar à ferramenta “Video Experiments”, do YouTube, que tem como propósito conhecer melhor o interesse dos públicos e, ao mesmo tempo, otimizar os resultados da marca. Uma das sugestões da ferramenta, inclusive, é testar diferentes modelos de anúncios e conteúdo para saber qual é a opção tem maior aderência. Ou seja, fazer um teste A/B, com o público que se pretende alcançar!

Vantagens do anúncio em áudio do YouTube

Os anúncios em áudio para YouTube têm como principais diferenciais o alcance, a compra simplificada e o baixo custo.

Assim como as campanhas de vídeo, as configurações dos anúncios em áudio serão feitas pelo Google Ads. Segundo as instruções da própria ferramenta, o novo formato terá o mesmo alcance, porém com custo reduzido.

Embora tenha recursos simplificados de segmentação e medição, o YouTube recomenda a utilização de público-alvo avançado, o acesso à versão de medição de Brand lift e o bom e velho acompanhamento dos relatórios no Google Ads.

A produção de criativos também tem redução bastante significativa. Geralmente, o custo para anúncios de áudio tende a ser mais em conta que os em vídeo. Aqui é essencial que o arranjo de notas e locução envolva e encante os clientes.

 

Recomendações para a criação de um anúncio em áudio para YouTube

Para que os anúncios de áudio consigam os resultados desejados, o YouTube recomenda que sejam seguidas algumas práticas. Por exemplo, para chamar a atenção do público para a narração do vídeo, recomenda-se como plano de fundo uma animação leve ou uma imagem estática seguida por uma frase em destaque.

Os anúncios em áudio do YouTube serão executados após longas sessões de música e, quando a plataforma for publicar o anúncio, ele deverá ser tocando em segundo plano para que ele fique praticamente mesclado com o conteúdo que estava sendo ouvido pelo usuário.

Para mais resultados, o YouTube destaca ainda mais algumas orientações. Confira a seguir outras dicas oferecidas pela plataforma para anúncios em áudio.

 

• Tenha um tom de voz calmo e discurso objetivo e consistente: Por exemplo: para um anúncio de 15 segundos, tente usar apenas 40 palavras. A narração do anúncio precisa ser concisa e informativa. Seja criativo!

• Seja criativo: busque oferecer um tom amigável. O intuito é que a transição entre publicidade e entretenimento seja bastante sutil.

• Inclua uma slogan, uma frase atraente que desperte a curiosidade do ouvinte: ofereça a oportunidade de dar o próximo passo, como ler um conteúdo ou conhecer uma página.

• Cumpra as políticas do Google: os anúncios não devem ser extensos demais ou apelativos. Certifique-se de obedecer às políticas do Google Ads para não ser penalizado.

 

Case Shutterfly: aumento significativo de conhecimento da marca

Em uma divulgação feita pelo YouTube, a empresa afirma que nos meses de teste alfa, foram observados resultados em mais de 75% das campanhas de anúncios em áudio. Segundo o estudo, as marcas tiveram aumento significativo de conhecimento da marca.

Eles citam ainda o teste realizado pela Shutterfly (Redwood City, Califórnia), empresa americana de fotografia e produtos fotográficos. Eles utilizaram o anúncio em áudio para influenciar a consideração de compra entre possíveis compradores, gerando aumento de 14% na lembrança do anúncio e de 2% na favorabilidade do seu público-alvo no YouTube e no YouTube Music.