#33 14/12/2020 performance

Tendências do Marketing Digital para 2021

Os acontecimentos de 2020 impulsionaram alterações significativas no comportamento dos consumidores. Quem imaginaria que a pandemia pudesse ser responsável por tantas modificações em apenas um ano? Diante de um cenário ainda instável, seria possível prever tendências do marketing digital para 2021?

Para entender o futuro devemos fazer uma breve reflexão sobre todas as mudanças que ocorreram nos últimos anos. Sabemos que o marketing digital têm sido um verdadeiro fenômeno para a maioria das empresas. As tecnologias e a “era da transformação digital” favoreceram o compartilhamento constante de informações e têm desafiado até as empresas mais tradicionais a buscarem soluções que contribuam para os seus resultados.

Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, pode até parecer ousado prever um futuro ou possíveis comportamentos dos clientes, mas vale a pena refletirmos sobre as práticas que poderemos adotar para obter melhores respostas.

7 tendências para engajamento e crescimento das marcas

Pesquisa divulgada pela Deloitte (Global marketing trends 2021) ajudou a traduzir o comportamento dos consumidores durante a pandemia.

Entre os resultados notou-se que os consumidores, durante o auge da crise, passaram a ter altas expectativas em relação às empresas que, no período de isolamento social, souberam acompanhar demandas, tiveram um propósito e atuaram com transparência e objetividade.

Além disso, foram avaliados o índice de confiabilidade, a agilidade no tempo de atendimento ao consumidor e o que elas ofereciam de experiência. Com essa análise, foi observada a necessidade de negócios dinâmicos, adaptáveis e capazes de criarem conexão humana.

Seguem, então, as 7 tendências de marketing digital para impulsionar o engajamento e o crescimento das marcas, de acordo com o estudo.

1.    Propósito

As empresas que sabem por que existem e possuem metas claras e objetivas conseguem navegar por um cenário de mudanças frequentes e abruptas. Contar com o apoio de profissionais de planejamento de marketing digital e com especialistas em mídia performance faz a diferença.

2.    Agilidade

A avaliação constante das ferramentas relevantes para a gestão eficiente da empresa e a criação de processos e modelos vai favorecer a implementação de estratégias de agile marketing.

3.    Experiência humana

Atualmente, além da opinião do cliente, uma das recomendações é pensar também na sua experiência desde a concepção do produto ou serviço até a sua comercialização de fato. O que conta é a eficiência e o potencial da marca em criar novas conexões com o público desejado.

4.    Confiança

Não é fácil conquistar a confiança de alguém, principalmente em tempos tão turbulentos. No entanto, as empresas que conseguiram construir uma relação duradoura com os consumidores demonstraram que são capazes de entregar o que eles precisam em seu momento de compra.

5.    Participação

Nesse item, foram evidenciados sobretudo os profissionais de Social Media, Mídia Performance e Inbound Marketing. A ideia é desenvolver estratégias que favoreçam o engajamento e tenham como propósito a participação ativa do cliente em seus diversos canais de relacionamento. Pensar na veiculação de campanhas, anúncios e conteúdos em mídias e canais que evidenciem propósitos e diferenciais da sua empresa pode ser uma excelente alternativa para o próximo ano.

6.    Fusão

As organizações podem ajudar os clientes que atendem, criando experiências inovadoras por meio de parcerias. Se o intuito é oferecer vivências cada vez mais completas e tangíveis, é importante que empresas e agências de marketing digital saibam como otimizar suas estratégias aproveitando sua rede de contatos.

7.    Talentos

A qualificação das equipes de marketing e o desenvolvimento profissional dos seus integrantes contribuem para a evolução das empresas. O intuito é que todos os colaboradores caminhem juntos e focados no crescimento exponencial dos negócios.

O futuro do Marketing Digital

Diante de tantas mudanças que aconteceram nos últimos meses, uma coisa é certa: ainda não podemos prever o futuro. No entanto, temos como analisar como serão os próximos meses com base nos aprendizados que tivemos.

Apesar das incertezas, o “novo normal” mostrou como a comunicação é importante para a aproximação e as relações profissionais. O marketing digital teve mais uma vez de mostrar a sua eficiência e comprovar a relevância na construção e na divulgação de uma marca ou um produto.

Estivemos mais distantes, porém conseguimos nos conectar para que os resultados fossem alcançados. Avaliando os resultados dos trabalhos realizados pelos nossos Tboomers, chegamos a algumas conclusões em reforçar alguns pontos, poderão auxiliar você no seu planejamento de marketing digital de 2021. Confira!

1.    Experiências de qualidade

Os consumidores ficaram mais exigentes após a pandemia. Em um ano com tantas tormentas e instabilidades, ter boas experiências com as marcas é o que realmente buscamos. Seja na navegação de um site, seja na compra em um supermercado, os consumidores querem sentir segurança e precisam confiar que a empresa ou o ambiente em que estão proporcionará tudo isso.

2.    Mais conteúdo de qualidade, por favor!

Sem querer ser tendencioso, mas já sendo: a geração de conteúdo foi algo bastante explorado durante esse ano. Devido à crise, os investimentos em funcionários e em publicidade foram reduzidos, as empresas lutaram pela sua sobrevivência e, para se divulgarem, aproveitaram para trabalhar de outras formas os seus serviços e seus produtos. Assim, é essencial que a qualidade das informações siga sendo uma das principais necessidades das empresas.

3.    Contra dados não há argumentos

Quando a verba estiver reduzida, saber onde aplicar os investimentos de mídia e calcular o período de circulação de cada campanha é o segredo que toda empresa gostaria de desvendar. Os dados são atualmente a base de qualquer empresa. Além de traduzirem comportamentos de clientes, ajudam na construção de campanhas e anúncios que favoreçam a veiculação da sua marca. Os números ditam tendências e explicam para uma empresa o que está indo bem e o que pode ser melhorado.

E aí, o que achou desse conteúdo? Para saber mais sobre o universo de marketing digital clique aqui.