#37 04/01/2021 social media

Telegram está chegando a 500 milhões de usuários e estuda a monetização do app

O Telegram – aplicativo de trocas de mensagens – está crescendo. Criado em 2013, a rede social está com cerca de 500 milhões de usuários. Para seguir em desenvolvimento, a empresa estuda estratégias de crescimento sustentáveis.

O comunicado foi divulgado por Pavel Durov, fundador do Telegram. O projeto ainda está em processo de avaliação, uma vez que, para manter o aplicativo lucrativo e acessível, precisará arrecadar alguns milhões de dólares anuais.

Segundo Durov, ele oferecerá espaços para anunciantes, respeitando a privacidade dos usuários. O executivo informou ainda que pretende encontrar meios de tornar a solução lucrativa, sem que se torne exclusivamente paga. A ideia é garantir a qualidade e a segurança dos usuários sem perder sua essência original.

“O Telegram deve continuar servindo ao mundo como exemplo de empresa de tecnologia que busca a perfeição e integridade”, afirma o executivo no blog do Telegram, que ressalta ainda que as funcionalidades gratuitas permanecerão assim.

Pavel complementa que, em caso de mudanças na monetização dos canais públicos da plataforma, os anunciantes receberão acesso premium para melhor gestão das informações.

O início da monetização do aplicativo ainda não tem data prevista. Para saber mais sobre os diferenciais do Telegram, separamos aqui algumas informações.

O que é o Telegram?

O Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas. Principal concorrente do WhatsApp, a solução desenvolvida por Pavel Durov possibilita que você envie mensagens com arquivos mais pesados e crie comunidades com até 200 mil pessoas. Os documentos (pdf, áudio, imagens, emojis e stickers) ficam armazenados na nuvem.

Desenvolvido em linguagem C++, ele é gratuito e oferece criptografia de ponta a ponta no envio e recebimento de mensagens, garantindo, portanto, a segurança das informações e da privacidade dos usuários.

A plataforma está disponível tanto para dispositivos móveis (Android, iOS, Windows Phone), quanto para desktops (navegadores Windows, macOS, Linux e Chrome).

Principais diferenças entre o Telegram e o WhatsApp

Um dos principais diferenciais é a possibilidade de você acessar mensagens de vários dispositivos ao mesmo tempo, incluindo tablets e computadores. O aplicativo viabiliza o compartilhamento ilimitado de fotos, vídeos e arquivos (doc, zip, mp3 etc.) de até 2 GB cada, com a oportunidade de mantê-los na nuvem.

A rede social propicia conversas privadas e maior agilidade e segurança no compartilhamento de arquivos ou informações. Além disso, a API da plataforma é aberta, assegurando que desenvolvedores criem as próprias soluções. Além disso, ela oferece ainda a Bot API, que permite a qualquer pessoa construa ferramentas que possam ser integradas à plataforma.

O Telelegram não é apenas um aplicativo de trocas de mensagens. Ele funciona como uma newsletter, que pode ser acessada voluntariamente por pessoas que tenham interesses em comum com a sua empresa.

Novidades recentes do Telegram

Em 2020, a plataforma passou por algumas melhorias que modernizaram a maneira de os usuários interagirem entre si. De vídeos para imagem do perfil, passando por filtros de fotos e edição rápida de músicas ou vídeos, até o filtro de mensagens de pessoas que não são contatos diretos.

A última atualização foi anunciada em 23 de dezembro de 2020. A empresa apresentou o recurso de chamadas por voz, individuais ou coletivas. Você pode criar grupos particulares para as respectivas conferências, ou participar de debates nas comunidades em que estiver inserida.

A empresa divulgou também a inclusão de novos adesivos animados. Para os usuários com Android, a ferramenta disponibilizou a possibilidade de salvar o aplicativo em SD card.

Utilização do Telegram em estratégias de marketing digital

Alternativa para a criação de listas de transmissão, os grupos do Telegram podem favorecer uma comunicação mais organizada. Isso porque a ferramenta possibilita o mapeamento de conteúdo por uso de hashtags e usuários.

Você pode facilmente veicular informações dos seus produtos ou serviços diretamente nos grupos, propor pesquisas e promover debates sobre temas que ajudem a entender melhor o público da sua empresa.

Divulgue cursos, promoções ou então oportunidades de negócios para grupos de pessoas que tenham afinidade com o seu negócio. Você pode utilizar a ferramenta também para disseminar a landing page de suas campanhas e atrair novos clientes.

Complemente suas estratégias de Inbound Marketing e aprimore a relação da sua empresa com os seus clientes. Utilize uma comunicação mais direta e promova diálogos que favoreçam a construção do relacionamento com os públicos específicos.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga as nossas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog. Se preferir, entre em contato com a nossa equipe.