#35 28/12/2020 redação

Marketing Digital: retrospectiva 2020 pela visão dos nossos Tboomers

O ano de 2020 foi um ano bem diferente. Sem dúvida surpreendeu e pegou muita gente desprevenida. Faltando somente alguns dias para chegar 2021, o nosso objetivo hoje é fazer uma breve análise de tudo o que foi bom, principalmente para o marketing digital.

Quem imaginaria que passaríamos um ano inteiro falando praticamente sobre o mesmo assunto? E, se falar sobre a Covid-19 já foi difícil, conseguir se adaptar ao home office e à rotina do “novo normal” com máscara e álcool em gel foi um tanto inusitado. Aqui na Tboom, os trabalhos seguiram conforme o planejado: intensos e com muito resultado.

Tivemos despedidas, contratações, novos clientes e, além disso, excelentes resultados em mídia. De modo geral, o saldo foi bem positivo. Os altos e baixos do ano certamente serviram para adicionar certo tempero e um pouco mais de serotonina aos trabalhos da nossa equipe.

Lições aprendidas: relacionamento é ouro

Um dos aprendizados que ficaram em evidência neste ano foi o relacionamento. A distância física, ocasionada pelo isolamento social, evidenciou a importância do diálogo para a realização das tarefas do cotidiano.

Se antes ter um trabalho organizado e focado em resultados já era uma das recomendações, com a pandemia e o isolamento social obrigatório, todo esse cuidado foi redobrado. Estamos sempre conectados com as principais tendências do mercado de marketing digital e foi justamente essa habilidade que nos proporcionou tantos resultados positivos.

Para mergulhar nesse universo digital é necessário muito jogo de cintura e criatividade. Seguimos prazos à risca e lidamos com todos os desafios existentes na operação de uma estratégia de marketing digital. Quem nunca precisou alterar o criativo de uma campanha com baixa performance que atire a primeira pedra, certo?

Loucos por digital de janeiro a dezembro

Quando adentramos em terras digitais, a nossa vida não era mais a mesma. A sede por resultados e a motivação de jobs cada vez mais desafiadores foram ainda mais intensas.

Foi um ano cheio de desafios e superações, mas acompanhar os resultados e perceber que em cada entrega conseguimos superar as expectativas já foi uma experiência e tanto. Aprendemos, rimos e tivemos muita pauta trocada em cima da hora.

Pensando na saúde de toda a equipe, adotamos o home office e então rapidamente tivemos que nos adaptar ao novo normal. Com projetos, processos e entregas de tarefas, comprovamos que a qualidade do nosso trabalho nos acompanha sempre.

Há quem diga que a produtividade ficou ainda maior com esse modelo de trabalho. Ganhamos até mais um canal: o blog. E passamos a gerar mais conteúdos diferenciados e informativos para todos os marqueteiros e admiradores do universo digital.

Com muita parceria e comprometimento das equipes, sobrevivemos ao isolamento social obrigatório. A tecnologia mais uma vez foi a nossa maior aliada.

No tempo em que trabalhamos em casa, conseguimos melhor engajamento nas redes sociais dos nossos clientes e nos anúncios que exibimos. Vimos também participação maior dos consumidores, que passaram também a avaliar melhor os produtos e a fazer comparativos de preços e de qualidade dos produtos.

Apesar da distância física, estivemos mais conectados e tivemos excelentes resultados.

Resultados positivos em mídia performance? Temos!

A pandemia e todas as reviravoltas que ela trouxe impactaram em diversos setores. No mercado imobiliário (um dos nichos a que atendemos aqui na agência) não foi diferente. Embora as condições para financiamento estejam favoráveis, a comunicação com os compradores de imóveis ficou um pouco mais trabalhosa, já que todos os esforços de divulgação precisaram migrar do off-line para o on-line.

Sem os stands de vendas e as visitas aos apartamentos decorados, adaptamos as nossas campanhas e aproveitamos todos os conhecimentos e habilidades da nossa equipe de criação e de mídia performance para a obtenção de resultados efetivos.

Os materiais digitais ganharam formato mais informativo, com condições comerciais e atrativos que ajudaram a aproximar compradores e corretores. Entre os recursos utilizados, estiveram o tour virtual, que facilitou a apresentação do produto, e o atendimento e suporte on-line aos clientes. Dessa forma, foi possível preservar a saúde de todos os colaboradores envolvidos na operação.

De maneira geral, conseguimos manter os resultados e em alguns casos, como o Bela Aliança, aumentar as vendas mensais, em média 40% comparado ao período anterior a pandemia. Temos muitos motivos para comemorar! Conquistamos ainda aumento expressivo de números de usuários no site da ABRAINC (124%) e crescimento de 128% no volume de acesso às páginas, quando comparado ao ano passado.

Expectativas para 2021

No ano que passou, percebeu-se a necessidade do marketing digital e a importância para os negócios. Com essa mudança, os anunciantes e as agências de marketing digital tiveram de trabalhar dobrado, demonstrando, assim, todas as habilidades com as ferramentas digitais.

Será necessário também maior integração entre o off e o on-line. E, dessa forma, deveremos promover atendimentos únicos, onde os pontos de vendas deixarão de ser apenas um local exclusivo. A ideia é oferecer experiências ímpares aos consumidores e transformar o processo de compra e venda em algo envolvente, que possibilite a geração de novos negócios no futuro.

2021 ainda nem começou, mas já está repleto de desafios, e a nossa equipe está preparada para esse futuro tão próximo.