#28 28/11/2020 social media

Razões para investir no Instagram

Falar de marketing digital sem mencionar as redes sociais seria uma heresia. Por esse motivo, listaremos aqui algumas razões para você investir no Instagram.

Ter uma rede social não é mais uma escolha, mas uma necessidade. Para se manter competitivo e apresentar seus produtos de maneira efetiva, é importante que você dedique parte do seu tempo para criar conteúdo e gerar informações sobre a sua marca.

O Instagram é um dos canais mais procurados pelas marcas e pelos influenciadores devido ao alcance que a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos oferece. Estima-se que são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Comprado em 2012 pelo Facebook por US$ 1 bilhão, o Instagram está entre as redes sociais mais populares do mundo, ficando atrás apenas do Facebook, YouTube, WhatApp e WeChat.

Atualizações sobre o Instagram

A popularidade do Instagram não foi por acaso. Em 2020, a rede social completou 10 anos e apresentou diversas melhorias para seus usuários. Entre as novidades mais significativas estão loja no Instagram, o Instagram Shopping (marketplace) e o Reels.

A loja no Instagram funciona como grande vitrine, ajudando as empresas a divulgarem seus principais produtos. Já o Instagram Shopping tem como proposta oferecer a experiência de compra. Nesse recurso você consegue colocar etiquetas (tags) com os preços dos produtos de uma foto. Ao clicar no objeto, o cliente automaticamente é direcionado para a página do produto.

Já o Reels possibilita a criação de vídeos e conteúdos diferenciados. A novidade foi planejada com o intuito de inibir o crescimento do rival Tik Tok.

O Instagram oferece também alguns recursos voltados para o reconhecimento de produtores de conteúdo, entre eles, o Instagram Live e o IGTV, evidenciando a importância que a rede social dá para informação e o seu poder de influência.

Como criar um Instagram de sucesso?

Se queremos falar sobre a importância de investir no Instagram, é fundamental que a gente comece do início. Então, o primeiro passo para ser um sucesso na rede social é você ter uma conta comercial.

Ao criar uma conta empresarial, você terá acesso a dados e informações relevantes sobre a sua audiência e seus respectivos interesses.

A rede social é de longe a mais eficiente para atrair audiência e reconhecimento para uma marca. Mas, para resultados efetivos, é importante mergulhar em um trabalho eficiente com profissionais especializados.

Produção de conteúdo, criatividade para a produção das imagens e ousadia para ir além do óbvio e mostrar uma identidade de marca coerente. Tudo isso é necessário, mas talvez seja conversa para um outro dia.

 

Para o conteúdo, pense em assuntos que sejam relevantes para o seu público. Aproveite o investimento para contar histórias da marca – ofertas e diferenciais da marca também estão entre os itens recomendados.

Motivos para investir no Instagram

Para conseguir resultados com a rede social. é necessário investir tempo para promover bom relacionamento e criatividade para criar diferentes formatos de conteúdo e atrair o público desejado.

Mas, se mesmo com todas essas informações que falamos sobre a rede social, você ainda não se convenceu sobre investir no Instagram, separamos aqui mais bons motivos para você aproveitar a rede social como um canal de divulgação da sua empresa.

Confira a lista que preparamos para vocês!

1 – Alcance e reconhecimento

A rede social tem uma audiência enorme. Por esse motivo, aproveite o espaço para trabalhar conteúdo que favoreça o reconhecimento da sua marca e dos seus produtos ou serviços. Crie conexões com o seu público-alvo. O Instagram é uma rede social focada em imagens, portanto, as fotos devem contar histórias.

2- Influência

Quem nunca foi influenciado por um “instragrammer” que atire a primeira pedra. O marketing de influência é uma das estratégias que mais ajudam a impulsionar os resultados das vendas. Aqui o objetivo deve ser instigar o consumidor, mostrando as vantagens e os diferenciais do produto e com a ajuda de influenciadores. O que você acharia de poder criar um vínculo emocional com os seus consumidores? Sim, é possível fazer isso, investindo no influenciador e em uma estratégia de conteúdo adequada.

3 – Engajamento

O engajamento é como a sua audiência está interagindo com as suas postagens ou conteúdo. Serve como termômetro que ajuda a avaliar se o seu conteúdo está sendo bem aceito ou não. Nesse quesito, o Instagram oferece inúmeras opções que auxiliam nessa interpretação. Além de seguir, curtir e comentar a página, os usuários podem elaborar enquetes nos stories, mensagens diretas e te oferece a possibilidade de mensurar todos esses resultados.

4 – Diferentes formatos

O Instagram é uma rede social que permite explorar diferentes formatos de conteúdo. Aqui, a criatividade é o carro-chefe e para ter bons resultados você deve ousar.

Fale com um especialista em digital

Aqui na Tboom somos maníacos por dados e resultados. Não trabalhamos com achismos ou teorias complexas. Para resultados efetivos buscamos dados, testamos hipóteses, criamos e mostramos como obter a melhor performance em cada uma de nossas ações e campanhas.

Trabalhamos ao lado do cliente, em parceria, do mesmo lado do balcão para garantir que todas as divulgações tenham uma mesma linguagem. Ser criativo e eficiente não é apenas uma opção ou estilo de vida, é a essência de todos os profissionais que atuam em nossa equipe. Venha mergulhar nesse universo com a gente e conheça mais sobre o nosso trabalho.