#32 11/12/2020 tecnologia

Planejamento de Marketing para 2021

É chegada a hora de olhar para as ações de 2020 e refletir sobre as estratégias do próximo ano. Diante de tantas mudanças que ocorreram, uma reflexão bastante comum é com relação à eficácia do planejamento de marketing. Como foi o seu ano? Sua empresa conseguiu realizar as metas programadas?

Foi um período bem atípico! Ninguém contava que uma pandemia pudesse causar tantas mudanças de comportamento e inovações nos setores. Saber executar um planejamento e ter foco em resultados tornou-se fundamental para a sobrevivência das empresas.

Em Marketing, as estratégias digitais mostraram sua relevância. As empresas tiveram de se reinventar e criar canais de comunicação para dialogar com seus públicos.

Uma retrospectiva de 2020

Se antes a digitalização das estratégias das empresas era apenas uma possibilidade, hoje ela é realidade. Durante a pandemia, o comportamento dos consumidores mudou. Estudos divulgados pela Kantar registraram o aumento de 40% do uso das redes sociais. Notou-se também o crescimento significativo de compras on-line.

Mais isoladas, as pessoas buscaram soluções que pudessem atender às suas necessidades de consumo. De acordo com estudo produzido pela NeoTrust, foram realizadas 79,2 milhões de compras on-line no terceiro trimestre de 2020, o que representa crescimento nominal de 76% no comparativo ao mesmo período do ano anterior.

Quem trabalhou em Marketing neste ano, precisou ter resiliência, criatividade e foco, uma vez que foram necessárias várias adaptações em seus planejamentos para que suas ações tivessem os resultados mais adequados para o período. Os desafios se referiam, principalmente, a segmentação, relacionamento e mídias.

Isolados fisicamente, porém mais próximos do cliente

As mudanças provocadas pela pandemia foram tão intensas que modificaram, inclusive, as relações de trabalho. As empresas e seus colaboradores tiveram de se adaptar a uma estrutura de home office para seguir produtivas.

Não foi uma tarefa fácil conciliar vida profissional com a particular. Felizmente os ajustes e as adaptações surgiram em boa hora, e o resultado acabou sendo melhor do que o esperado para muitas pessoas.

As relações entre empresas e clientes também tiveram seus ajustes. Mas, para que as relações seguissem fortalecidas, foram necessários muitos alinhamentos e alguns vídeos para que todos pudessem caminhar juntos em prol de um objetivo em comum.

Esses novos cuidados, de certa forma, contribuíram para processos de gestão mais eficientes e produtivos, tornando possível o atingimento das metas e dos objetivos planejados.

Como criar um planejamento de Marketing Digital eficiente?

Vamos pensar nas regras básicas de um planejamento estratégico: compreender a realidade da empresa, o cenário, os públicos e os objetivos do período. No Marketing a estrutura segue a mesma, no entanto, é primordial ter criatividade e organização para que as ações tenham os resultados desejados.

As estratégias precisam ser flexíveis e deverão colaborar para a divulgação da marca e a realização de resultados estratégicos. O planejamento de Marketing Digital deverá ser como um complemento ao plano de negócios, portanto, é essencial acompanhar todas as ações e adaptá-las sempre.

Certifique-se de que o seu plano tenha a abrangência necessária para dialogar com todos os públicos e programe ações que favoreçam a realização das metas propostas inicialmente. Quanto mais engajado estiver o time, melhores serão os resultados.

Relacionamento com os clientes

Em um período com tantas incertezas, como foi 2020, uma das estratégias utilizadas visavam ao aprimoramento do relacionamento com públicos estratégicos. Ações que envolviam a produção de conteúdo e aproximação, mesmo que virtual, entre marcas e clientes tornaram-se mais evidentes.

Com mais tempo navegando pela internet, era necessário produzir pautas diferenciadas na intenção de levar ao público algo que se destacasse e chamasse a atenção dos públicos-alvo.

Podemos dizer que um dos principais desafios durante a pandemia foi planejar estratégias de aquisição e retenção de clientes com custos reduzidos. Independentemente de qual tenha sido o caminho escolhido pela sua empresa, aqui vão os nossos mais sinceros elogios e comemorações por terem conseguido sobreviver à crise ocasionada pela pandemia da Covid-19.

Investimento em mídia, estratégias de Inbound Marketing e muitas ações de Social Media e produção de conteúdo foram as ferramentas usadas aqui na Tboom.

Na dúvida, fique com as metas

Todo planejamento de Marketing Digital deve ter foco, objetivo, meta a ser perseguida. Para que toda a equipe caminhe unida em busca de um só resultado, todos precisam andar na mesma direção.

Reforçada essa ideia, vamos deixar claro que, para que essa sinergia aconteça de maneira favorável, é importante ter um bom alinhamento entre as pessoas que estiverem envolvidas na área. É evidente que o peso das metas dependerá de fatores como maturidade e tempo de mercado.

Por exemplo, startups, ou empresas iniciantes, devem ter como referências o mercado no qual estão inseridas e o desempenho de suas concorrentes. Já no caso de empresas mais maduras, o ideal é avaliar o histórico e identificar pontos que podem ser melhorados para que os resultados sejam efetivos.

O planejamento das metas de Marketing Digital deve ser ousado, criativo e ter indicadores alcançáveis. Vamos pensar que as metas são como a linha de chegada de uma corrida, um objetivo possível que deve ser utilizado como referência para toda e qualquer ação planejada pela empresa.

Avaliação de indicadores e prazos

Não foi um ano fácil: 2020 certamente entrará para a história. Para avaliar todas as mudanças e o caminho que podemos percorrer em 2021, devemos saber como avaliar cada uma das ações e determinar um prazo.

Que bom seria se todas as campanhas que funcionam bem pudessem seguir performando com excelentes resultados, sem qualquer alteração. Nossos colegas de mídia e da área de criação possivelmente teriam uma crise existencial. (rs)

O planejamento de Marketing Digital deverá, portanto, conter os prazos de cada ação e os indicadores (kpis) que deverão ser avaliados. Assim, toda e qualquer atividade que gerar resultados diferentes do esperado deverão ser reavaliadas e reestruturadas para que as metas sejam alcançadas.