#45 15/02/2021

O que é o Clubhouse? Entenda o que é essa nova rede social

A rede social Clubhouse, criada por Paul Davison (ex-Pinterest) e Rohan Seth (ex-Google), esteve entre as principais notícias do setor. Lançada em março de 2020 nos Estados Unidos, a plataforma tem como objetivo reunir pessoas e criar debates sobre temas diversificados.

O conteúdo é um misto de podcast e sala de bate-papo, uma vez que é uma rede social focada no compartilhamento de áudios. Além disso, a rede social possibilita que você crie um perfil, siga outras pessoas e até faça sugestões de debate. Para que isso seja possível, alguém cria uma sala e convida os usuários que utilizam a plataforma.

Disponível apenas para iOS, o Clubhouse pode ser abaixado na App Store no iPhone e o iPad. Segundo a empresa existe uma versão em teste para Android. O sucesso repentino da plataforma aconteceu após celebridades como Oprah Winfrey, Kevin Hart, Virgil Abloh, Drake, Chris Rock e Ashton Kutcher aparecerem usando a rede social.

Outro fator que conquistou a popularidade dos usuários na rede foi a participação de Elon Musk, CEO da Tesla, que entrou para falar com sobre Marte, Covid-19, vacinação e conversar com Vlad Tenev, CEO da Robinhood. O debate foi compartilhado por milhares de pessoas.

Como funciona o Clubhouse?

Resumindo, a plataforma funciona por meio de “clubes”, conhecidos também como salas, em que os participantes se comunicam apenas por áudio.

O aplicativo não permite o envio de fotos, vídeos ou mensagens de textos nas conversas. Os chats acontecem sempre ao vivo e as salas são divididas entre os palestrantes (speakers) e os ouvintes (listeners).

A rede social é uma mistura entre conferência, podcasts e chamadas ao vivo. Ela possibilita que você crie eventos com temas específicos e interaja apenas com o grupo de usuários que possui afinidade com os tópicos relacionados – as sugestões aparecem em uma aba semelhante a do “Tik Tok”.

Convite para participar do Clubhouse

Existem algumas particularidades para que você participe dessa seleta rede social. A limitação para interagir com os usuários do Clubhouse vai um pouco além do sistema operacional. Ainda em fase beta, a plataforma exige que você tenha um convite de alguém já cadastrado.

A concorrência tem sido tão grande, que existe até a comercialização – não legalizada – dessa indicação.

Se você tiver um aparelho da Apple, siga as recomendações a seguir:

  1. instale o Clubhouse: Drop-in audio cha‪t no seu smartphone. Desenvolvido por Alpha Exploration Co.;
  2. informe o número do seu celular e o código de quatro dígitos que chegará por SMS;
  3. cadastre um nome ou apelido;
  4. verifique com a sua rede de contatos do telefone quem pode ter acesso ao Clubhouse e peça que ele autorize o seu número de telefone e também o envio de convite;
  5. depois disso, uma mensagem de texto chegará ao seu celular e, automaticamente, o seu acesso ao Clubhouse será liberado.

Para quem já está na rede social e deseja enviar um convite, é possível clicar no ícone de carta na área superior do app. Você selecionará o contato e encaminhará a permissão por SMS.

Considerações gerais sobre o Clubhouse

Com o crescimento repentino do Clubhouse, muitos influenciadores passaram a adotar o canal como ferramenta para conversar com os seus públicos.

A rede social acabou ganhando destaque entre as celebridades e influenciadores, que aproveitaram a oportunidade para criar salas de conversas com os seus seguidores.

A possibilidade de conversar com pessoas famosas e debater ou esclarecer dúvidas sobre os assuntos que elas abordam em seus canais fez com que o público tivesse uma sensação de proximidade, aumentando, portanto, o interesse deles por esse canal de relacionamento.

Apesar do aumento do interesse, a rede social tem grande limitador para o crescimento da sua popularidade: o fato de ela ainda não estar disponível para aparelhos Android.

Ainda é cedo para afirmar quais serão os verdadeiros impactos do Clubhouse para as ações de marcas. Mas, para quem tem acesso à plataforma, essa é uma excelente oportunidade para fazer testes e avaliar o engajamento dos seus assuntos.

Você já está no Clubhouse? Conte para a gente quais foram as suas impressões.

 

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado