#9 30/06/2020 tecnologia

Grandes marcas apoiam a digitalização de pequenos negócios

Não é novidade que a pandemia impactou todo o mercado, obrigando diferentes setores a se reinventarem e aprenderem outras maneiras de alcançar bons resultados.

Uma das maiores transformações foi a digitalização por parte de diversas companhias, adaptando-se de forma forçada para manter as suas atividades. Porém, essa transição, que já é um grande desafio para muitas empresas, se torna ainda mais difícil para as pequenas, que muitas vezes não possuem as soluções logística e financeira necessárias.

Pensando nisso, grandes marcas como Ambev, Coca-Cola e Nestlé estão investindo em empresas de tecnologia com a finalidade de ampliar as ofertas digitais do comércio e auxiliar os pequenos negócios nessa adaptação.

A Ambev e a Z-Tech, empresa de tecnologia da cervejaria focada em serviços digitais, fecharam parceria com o aplicativo Get In, que traz ferramentas como fila virtual de espera, gestão de reservas, pagamento sem contato e cardápio digital. Em breve, a plataforma também incluirá um sistema alternativo de delivery.

Os empreendedores interessados em usar o aplicativo podem se cadastrar no site. O objetivo da parceria é atingir 10 mil estabelecimentos até o fim do ano.

A Nestlé também apresentou uma iniciativa para auxiliar seus parceiros do pequeno varejo na digitalização. A empresa, em parceria com a fintech Ebanx, criou o Mercado Até Você, projeto que pretende capacitar os empresários a criar e gerenciar uma loja virtual. Com o serviço, os comerciantes podem oferecer um mercado de bairro on-line e ampliar suas vendas.

A ação é um desdobramento da plataforma Nestlé até Você, lançada em fevereiro, que proporciona benefícios para pequenos negócios e já conta com mais de 10 mil comerciantes cadastrados.

Já a Coca-Cola lançou no Brasil o Wabi, serviço de delivery desenvolvido pela marca para pequenos negócios. A ferramenta permite que consumidores do bairro peçam os produtos do comércio local e recebam em até 15 minutos.