#20 02/10/2020 redação

Google vai pagar US$ 1 bi por curadoria de notícias

Novo produto do Google acaba de chegar trazendo uma proposta muito interessante para veículos de notícias.

O Google News Show Case – ou Destaques, no Brasil – foi efetivado nesta quinta-feira (1º/10) e entrará em funcionamento no Brasil e na Alemanha, inicialmente.

O objetivo da plataforma é selecionar conteúdo jornalístico de qualidade, oferecendo ao público contextos e perspectivas diferentes sobre os temas.

A empresa fechou contrato com mais de 20 publicações no Brasil, entre elas estão veículos consolidados com alcance nacional, como Band, Estadão, Folha de S. Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, SBT News, UOL e Veja. Também farão parte do projeto diversar redações regionais de diferentes regiões do país, como A Gazeta, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, Gazeta do Povo, GZH, Jornal Correio (BA), Jornal do Comércio (RS), NSC Total, O Dia, O Tempo, e Portal Correio.

O Destaques é composto de painéis de notícias que vão aparecer, inicialmente, no Google Notícias para Android. Em breve o produto estará disponível também no Google Notícias para iOS, e mais adiante chegará ao Google Discover e à Busca.

Os veículos irão selecionar conteúdos no Google Notícias no Android (inicialmente) para apresentá-los de um jeito que a publicação preferir (incluindo linha do tempo, artigos relacionados, bullets para contexto). Os textos estarão livres de paywall para o usuário.

Segundo o Google, o investimento global em parcerias para os três primeiros anos do projeto será de US$ 1 bilhão.