#48 01/03/2021 performance

Dicas para campanhas de e-mail marketing de sucesso

O e-mail ainda é um excelente canal de relacionamento entre a empresa e o cliente. Ao contrário do que muitos pensam, ele está prosperando e pode ajudar você a atrair novas oportunidades de negócio para a sua empresa.

Foi considerado pela HubSpot State of Marketing como o terceiro canal de comunicação mais utilizado pelas empresas. A utilização de um e-mail corporativo ficou atrás apenas do site e das redes sociais.

Do ponto de vista mais prático, a audiência do e-mail é outro ponto que impressiona. Um estudo publicado pela Statista afirma que existem 4 bilhões de usuários de e-mail. E esse número deve crescer para 4,5 bi até 2024, representando mais da metade da população mundial.

Por que criar campanhas de e-mail marketing?

O e-mail é um dos principais contatos que uma pessoa pode apresentar para uma empresa. Hoje em dia é bem difícil encontrar alguém que não tenha um endereço eletrônico.

Então, é seguro dizer que as campanhas realizadas por esse canal tendem a gerar bons resultados, uma vez que ajuda a sua empresa na criação de um canal direto com seus leads e clientes.

Além disso, as campanhas de e-mail marketing tendem a ser mais econômicas e fáceis de executar. A principal vantagem é a sua versatilidade, pois é possível criar um formato de e-mail para cada propósito.

Você pode, por exemplo, elaborar newsletters para comunicar sobre as novidades da sua empresa. Ou, então, produzir periodicamente materiais promocionais sobre as suas ações de comunicação.

A ideia principal desse canal é nutrir o relacionamento entre a sua marca e os contatos que estão na relação dos leads da marca.

Dicas para campanhas de e-mail marketing

Para que suas campanhas de e-mail marketing sejam um sucesso, é importante que você siga algumas recomendações básicas.

As dicas, a seguir, ajudarão tanto com o aumento do tráfego da página quanto com a geração de novos leads.

1. Conheça a jornada do seu cliente

Você se lembra quando falamos sobre a importância de criar um funil de vendas? Então, podemos aplicar esse conceito também para as campanhas de e-mail marketing.

2. Personalize os e-mails

Faça uma avaliação cuidadosa dos resultados de cada disparo de e-mail marketing. Junte os dados demográficos do seu analytics e crie conteúdos que sejam úteis para os seus usuários.

Para conseguir isso, você pode usar formulários de pesquisas ou de cadastros. Isso vai ser útil para determinar qual informação e estilo de escrita usar com os diferentes grupos de clientes.

3. Ofereça conteúdo de qualidade

Utilize um título criativo e invista em um conteúdo dinâmico e com fácil leitura. Evite textos muito longos.

Aproveite também para trabalhar as palavras-chave do seu negócio. Isso ajuda na conscientização dos seus clientes sobre os serviços e produtos oferecidos pela sua empresa.

4. Crie e-mails com um layout responsivo

A maioria das pessoas acessa o seu e-mail de dispositivos móveis. Então, evite perder o engajamento com layouts que não estejam disponíveis para celulares e tablets.

5. Escolha as ferramentas adequadas

Existem diversas ferramentas que poderão auxiliar na criação de campanhas de e-mail marketing. Há opções para todos os tamanhos de empresas com ótimo custo-benefício.

Você também terá recursos que ajudarão a compreender sobre a eficácia de cada e-mail e o engajamento do seu público com cada um dos temas.