#44 12/02/2021 social media

Como aumentar as vendas nas redes sociais?

Obter mais oportunidades de negócios está entre os principais desafios das empresas. Nesse contexto, o marketing digital oferece boas chances de vendas para quem busca ampliar a visibilidade e atrair novos clientes.

As redes sociais aparecem no topo da lista de importância para as companhias que vendem diretamente aos consumidores (B2C). Com a pandemia, houve aumento expressivo das compras on-line, e as redes sociais foram uma das responsáveis por esse crescimento.

Isso aconteceu sobretudo porque algumas mídias – como Facebook, Instagram, WhatsApp e recentemente YouTube – começaram a comercializar serviços e produtos pelas próprias plataformas.

Mais do que fotos e textos, as publicações precisam seguir uma estratégia. Todos os elementos de um conteúdo são considerados na hora de comercializar um produto nas redes sociais.

Agora, vamos ao que interessa e descubra mais como funcionam as vendas diretas por meio das redes sociais.

Vendendo nas redes sociais

O “novo normal” agora é encontrarmos novas maneiras de nos comunicar com as pessoas. As redes sociais deixaram de ser apenas um canal de relacionamento e compartilhamento de ideias com os seus públicos e passou a ser um espaço estratégico para fechar mais negócios.

Percebendo esse valor comercial, as plataformas estão testando aplicações que viabilizam até a venda direta, como é o caso do Instagram e também do YouTube.

Confira abaixo um breve checklist de como vender em cada uma das redes sociais.

YouTube

O YouTube pode ser um excelente aliado das vendas da sua empresa. Com uma audiência de mais de 1,9 bilhão de usuários, ele representa quase 1/3 da população da internet. Presente em 88 países e disponível em 76 idiomas diferentes, a rede social de vídeos está entre as mais utilizadas do mundo.

Recentemente, o YouTube anunciou que está desenvolvendo uma ferramenta que possibilita a compra de determinado produto direto da plataforma. Ainda em fase de testes, ela está sendo avaliada por um grupo limitado de criadores dos Estados Unidos.

Então, para vender na rede social, é importante que você se atente a lista a seguir:

  • crie um canal. Faça o planejamento da sua identidade visual;
  • faça uma lista de assuntos que você gostaria de abordar;
  • não se esqueça da edição de vídeo e da imagem;
  • aproveite a ferramenta disponibilizada pelo YouTube para obter informações sobre o seu público e os seus interesses.

Facebook

O Facebook tem mais de 2,7 bilhões de pessoas utilizando a rede social. O volume de usuários ativos possibilita uma excelente oportunidade para você alcançar as suas metas comerciais.

Para que você aumente as vendas utilizando a plataforma:

  • faça a integração do seu e-commerce com o Facebook;
  • crie conteúdos diversificados e se relacione com os públicos de interesse nos grupos da rede social.

Instagram

O Instagram é uma das primeiras plataformas a possibilitarem a venda direta pelo aplicativo. Possui mais de 3,5 bilhões de contas, sendo 80% delas ativas. Uma das preferidas, entre os varejistas – principalmente de moda –, a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos pode ajudar você a gerar bons negócios.

O Instagram Business divulga na sua página institucional que 87% das pessoas dizem que já foram influenciadas a comprar algo ou algum produto indicado por influenciadores da rede. Por esse motivo, a plataforma disponibilizou diversas ferramentas que permitem desde a criação de catálogos de produtos até a criação de uma loja.

Confira, abaixo, algumas recomendações que podem ajudar a aumentar as vendas na rede social:

  • uma imagem diz mais do que mil palavras. Então, capriche nas fotos e na edição desse conteúdo para se destacar dos seus concorrentes;
  • aproveite os recursos de compras da plataforma. O Instagram Shopping será o seu principal aliado nas divulgações;
  • utilize as hashtags com alguma moderação. Com elas, os usuários conseguem encontrar os produtos e promoções que procuram;
  • promova a sua marca e utilize os recursos de anúncio para que os seus produtos tenham alcance maior.

WhatsApp

A ferramenta de mensagens do Grupo Facebook é uma das mais utilizadas no País. A comercialização de produtos no aplicativo também é bastante comum. Para vender mais nesta rede social, o ideal é:

  • crie uma conta empresarial, classifique as mensagens e construa um funil de vendas;
  • interaja com os seus contatos e crie uma rede de relacionamentos. Isso pode ajudar você na divulgação dos seus produtos.

 

Dicas de como aumentar as vendas nas redes sociais

Agora que você já sabe como vender nas principais redes sociais, separamos algumas dicas de como aumentar as vendas nesses canais. A ideia é que você amplie a visibilidade dos seus produtos ou serviços e atraia cada vez mais pessoas interessadas no seu negócio.

1-   Crie conteúdos de qualidade

Essa é uma regra básica para todas as estratégias de marketing digital. Para se diferenciar da sua concorrência, você precisa saber informar o público sobre os seus produtos.

Publique com frequência e, de preferência, tenha um calendário editorial. O conteúdo pode não gerar uma venda direta, mas auxiliará na divulgação da sua marca e da expertise da sua equipe.

Aproveite os diferentes formatos que as redes sociais oferecem para investir em produções diferenciadas e interagir com os possíveis clientes.

2-   Tenha uma identidade visual

Quando você decide investir em conteúdo, é importante que tenha uma marca e que a sua identidade visual siga os mesmos preceitos.

As redes sociais são espaços de relacionamento com pessoas e marcas, mas para se destacar e conquistar um lugar especial perto dos seus consumidores é importante investir um tempo em imagens, vídeos e materiais que tenham um apelo visual diferenciado.

3-   Responda todas as dúvidas

A interação da sua marca com o seu público-alvo será um dos diferenciais das suas páginas. Além de publicar assuntos que possam interessar os seus consumidores, uma das coisas que ajudam a gerar relevância para a sua página é a forma como você atua nas redes sociais.

Responder comentários, tirar dúvidas, ficar atento à caixa de mensagens e interagir em comunidades são algumas das recomendações para que você consiga aumentar as suas vendas nas redes sociais. A ideia é divulgar as informações sobre os seus produtos e promover o interesse desses grupos.

4-   Utilize os dados em favor da sua marca

Acompanhe com frequência os relatórios das suas redes sociais e avalie os interesses dos seus públicos para produzir novos conteúdos.

As redes sociais disponibilizam diversas ferramentas que ajudarão você a dar uma melhor visibilidade às publicações. Pesquise as hashtags mais utilizadas e descubra como obter maior engajamento com todos os insights propostas pelas ferramentas.

5-   Faça o Social Commerce

Esse conceito nasceu com o uso das redes sociais como canal de vendas de produtos e serviços. Ele reforça a integração das mídias com recursos que ajudam a promover o comércio.

Essa associação permite que as empresas vendam diretamente pelas plataformas, sem necessidade de intermediários. Você pode inserir em sua página alguns plugins que direcionem para as suas redes sociais. Não se esqueça de pedir recomendações e curtidas.

 

Explore as potencialidades de cada mídia

Cada mídia social tem sua especificidade e, por isso, é muito importante entendê-las para não criar conteúdo que não sejam adequados para cada uma delas.

Aqui na Tboom temos profissionais especializados em todas as áreas do marketing digital e podemos ajudar você a gerar mais vendas e atrair novos clientes. Para saber mais sobre o nosso trabalho entre em contato.