Banco Central e Cade suspendem ferramenta de pagamentos do WhatsApp
Pouco mais de uma semana após o WhatsApp anunciar uma funcionalidade que permitiria a seus usuários enviar e receber dinheiro através do aplicativo, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgaram a suspensão desse serviço.
De acordo com o Banco Central, a suspensão foi feita para permitir à entidade que avalie os “eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e verificar a observância dos princípios e das regras previstas na Lei nº 12.865, de 2013”. Além disso, o órgão escreve que o “eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”.
Caso a proibição não seja cumprida, o WhatsApp terá que pagar uma multa diária de R$ 500 mil. Visa e Mastercard também foram notificados da decisão, que foi tomada para garantir que o sistema não gere danos relacionados a competição, eficiência e privacidade de dados no mercado.
Esse é mais um impasse no plano do Facebook de ingressar no mercado financeiro, visto que essa função de pagamentos no WhatsApp vem tendo dificuldades para ser aprovada em diversos países, segundo o TechCrunch.

Formulário enviado com sucesso.
Em breve retornaremos o contato.