#34 21/12/2020 social media

Atualizações do Twitter: principais notícias sobre a rede social

E finalmente chegou o dia de falarmos sobre o Twitter: a rede social famosa por destacar as principais notícias do mundo.  Um dos pioneiros na caça de trending topics, o microblog acaba passando desapercebido por ter uma audiência mais segmentada, focada principalmente em influenciadores.

Disponível em 35 idiomas e com cerca de 316 milhões de usuários ativos todos os meses. O serviço tem como proposta princípios que incluem a liberdade de expressão, a transparência e a segurança.

O Twitter, apesar de não ter uma audiência tão abrangente quanto a de seus concorrentes, aparece na relação entre as 10 redes sociais mais requisitadas por oferecerem um conteúdo informativo e consistente.

A plataforma anunciou recentemente algumas mudanças que visam ao aumento da credibilidade das informações da rede social. Para saber mais sobre esse assunto, separamos por aqui algumas novidades que ajudarão você a entender sobre a sua importância.

O antigo de novo: volta do formato retweets diretos

No dia 17 de dezembro, a rede social divulgou que os retweets voltarão a ser apresentados de forma direta, ou seja, sem a abertura da janela de comentários ou citações de forma padronizada. A atualização já está disponível para os usuários do app na rede social no Android e iOS.

Segundo nota feita pelo Twitter, a alteração tem como propósito aumentar a disseminação de informação. Em uma pesquisa realizada pela rede social, percebeu-se que o formato com janelas favoreceu o engajamento e a divulgação de informação, mas não da forma planejada.

O estudo mostrou que 45% dos compartilhamentos feitos após a mudança tinha apenas uma única palavra, enquanto 70% dos usuários usaram menos de 25 caracteres para isso. Ou seja, as considerações não adicionaram valor informativo ao tema.

Colado no Snapchat e no Instagram

Focado no engajamento do conteúdo, o Twitter está testando o compartilhamento de posts para Snapchat e pretende expandir essa novidade para o Instagram. Com isso, todos os usuários que publicarem um tuíte poderão compartilhar o seu conteúdo nas outras plataformas.

Essa atualização – que está em fase de teste – recebeu apenas uma versão para iPhone e o compartilhamento, por enquanto, só está funcionando para o Snapchat. Em breve serão disponibilizadas versões para Android e a plataforma afirma que disponibilizará o mesmo recurso para o Instagram.

A novidade transforma o conteúdo do Twitter em adesivo, com link para a publicação original, e possibilita uma criação mais elaborada do conteúdo, com fotos, vídeos e outros recursos dos stories do Snapchat e do Instagram.

Twitter anuncia planos para o novo processo de verificação

A partir de 20 de janeiro de 2021, o Twitter iniciará um processo de remoção automática do selo verificado de contas inativas e incompletas. Com a nova política, serão consideradas contas completas aquelas que tiverem e-mail e celular verificados, foto de perfil e nome de usuário.

De acordo com o Twitter Brasil, a definição desse processo de avaliação contou com o apoio das mais de 22 mil respostas recebidas pela rede social. A ideia é oferecer informações confiáveis e relevantes

Além disso, as novas regras estão mais rígidas e o usuário que descumprir as políticas repetidas vezes poderá ter a conta banida. Para o próximo ano, o Twitter prevê seguir com as atualizações constantes.

O processo de verificação do Twitter estará disponível na página da configuração da conta.

Publicidade no Twitter

O Twitter, além de conectar pessoas e marcas, serve também para vender serviços ou produtos. A ferramenta de Ads oferece mais de 20 opções de formatos que podem ser patrocinados para que a sua empresa alcance as metas de marketing.

A ferramenta está sempre investindo em melhorias para os anunciantes. Em novembro, a empresa divulgou novo formato de anúncios: o carrossel. Composto por várias imagens seguidas ou vídeos que levam as pessoas a um aplicativo ou site, a proposta já apresentou resultados positivos desde a fase teste.

Para ter uma ideia, a taxa de cliques em formato carrossel aumentou em 15% e a taxa de instalações de aplicativo por impressão foi de 24%.

Sobre o Twitter

A plataforma foi fundada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, nos Estados Unidos, ganhando popularidade no Brasil em 2008. A empresa inaugurou seu primeiro escritório no Brasil em 2012. Atualmente, a companhia tem sede em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

O Twitter é direcionado a usuários com idades entre 18 e 35 anos. A plataforma tem como propósito divulgar informação consistente e relevante. Para os anunciantes, a principal recomendação é de que sejam trabalhados conteúdos que dialoguem com os públicos e favoreçam a estratégia de marca da empresa.

Quer saber como atingir as suas metas de marketing com a ajuda do Twitter? Entre em contato com a Tboom e agende uma reunião com os nossos especialistas.