#46 18/02/2021 performance

8 métricas de marketing digital que você precisa acompanhar

Todo planejamento precisa ter na mensuração dos resultados as métricas de marketing digital que serão acompanhadas. Para que você entenda melhor cada uma delas, separamos aqui a definição das mais utilizadas.

Um ponto é bem importante reforçar: quem não mensura não pode qualificar os seus resultados. Isso acontece principalmente porque você não tem uma referência indicando se determinada ação teve ou não o resultado esperado.

Então, quando você conhece os indicadores de sucesso (KPIs) do seu negócio, você acaba encontrando as informações necessárias para uma tomada de decisão mais assertiva. Não existe a possibilidade fazer escolhas estratégicas sem os dados adequados.

Pensando nisso, separamos aqui algumas métricas de marketing digital que não podem faltar nos seus relatórios.

A importância das métricas de marketing digital

Sem querer ser repetitivo, mas já sendo um pouco: não há decisões sem métricas. Elas estão diretamente relacionadas às metas da sua empresa. Então, se você deseja saber se a sua empresa conseguirá realizar os objetivos dentro do período planejado, será necessário selecionar as métricas correspondentes.

Se você tem um site, por exemplo, você pode selecionar algumas métricas do seu Google Analytics para avaliar se as pessoas estão conseguindo acessar o seu site e interagindo com ele da forma adequada.

Caso tenha uma empresa de serviços de tecnologia, por exemplo, precisa saber se o seu cliente interagiu na área de descrição do portfólio de serviços e em contatos. E, para quem tem um e-commerce, saber se as pessoas estão conseguindo levar os seus produtos ao carrinho e concluir a compra diretamente do seu site é essencial.

Quando falamos em marketing digital todos os esforços devem ser quantificados para que possamos avaliar adequadamente o desenvolvimento das suas estratégias. A melhor parte de tudo isso é que todas as mídias já têm as próprias ferramentas de analytics que mensuram os interesses dos públicos, seja nas campanhas de mídia de performance, seja em campanhas de social media.

Conheça as métricas de marketing digital que não podem faltar nos seus relatórios

Para ajudar você a compreender um pouco melhor sobre as métricas de marketing digital, separamos aqui algumas das principais.

1. ROI (Return over investment)

Essa é uma das métricas de marketing digital mais importantes. Ela significa “retorno sobre o seu investimento” e está relacionada ao volume de conversões que suas campanhas tiveram.

A taxa é calculada da seguinte forma: ROI = (Receita-Custo) / Custo. Quando o valor dessa conta aparece negativo, significa que alguns pontos precisam ser revistos ou de atenção. Porém, caso seja um número positivo, significa que suas ações de marketing digital estão dando resultados.

2. Total de conversões ou leads gerados

Aqui é o resultado do seu trabalho. Ele reforça quantos leads as suas campanhas de marketing digital foram capazes de gerar. A métrica é apresentada em valores absolutos. Ex.: 100 leads se cadastraram no site.

Esse resultado aparece sempre que alguém realiza determinada ação em seu site, seja o preenchimento de um formulário para intenção de compra, seja no download de algum material. Todas essas interações devem ser contabilizadas.

3. Receita

Mostra o valor da compra ou quanto os seus leads gastaram. Essa métrica representa também o faturamento da empresa.

O aumento da receita acaba sendo o principal objetivo das empresas. Então, vale a pena fazer o acompanhamento com frequência e avaliar se o trabalho da área de marketing está gerando os resultados planejados ou não.

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão pode ser representada pela fórmula: taxa de conversão = volume de visitas / volume de leads qualificados. Com o resultado você consegue avaliar a efetividade de vendas ao longo do tempo.

Então, se o número estiver caindo, é importante que você analise o comportamento da sua audiência e também das suas páginas de vendas.

5. Custo por lead (CPL)

Revela quanto sua empresa gastou por resultado gerado. O cálculo dessa métrica é feito com base na taxa de conversão de leads de uma campanha de mídia e o seu custo total.

6. Custo por aquisição de cliente (CAC)

Diferente do CPL, o CAC diz respeito aos gastos de marketing para a aquisição de novos clientes. A conta para obter essa métrica avalia o total dos gastos de marketing.

A fórmula dessa métrica é: CAC = investimentos e campanhas (R$) / quantidade de novos clientes.

7. Total de visitas

Essa métrica representa o volume de visitas que a sua página recebeu ao longo do período avaliado. Aqui você acompanha a quantidade de tráfego que as suas campanhas estão gerando.

A tendência dessa métrica é que ela tenha um crescimento constante. O sinal de alerta nesse caso é quando há alterações discrepantes de valores. Então, se o volume total cair demais, o ideal é investigar os canais utilizados para divulgação e as campanhas.

8. Visitas únicas

Essa métrica reforça um pouco da popularidade da empresa. Aqui você consegue avaliar quem são as pessoas que realmente têm interesse nos seus produtos ou serviços.

Outras métricas importantes

Existem muitas outras métricas de marketing digital que também são importantes para as suas estratégias.

Hoje separamos, principalmente, as que se referem à performance do seu negócio. Porém, se você deseja mensurar a popularidade da sua marca, aconselhamos que você destaque também métricas como engajamento, volume de interações com as suas páginas, sessões e até mesmo o tempo de permanência nas páginas.

Quais são as métricas de marketing digital que você costuma apresentar em seus relatórios? Conte aí!